A história do Farol Cenográfico do filme, "Luz Apagada". na Ilha de São João, em Angra dos Reis.

 A história do Farol Cenográfico do Filme, "Luz Apagada", na Ilha de São João, em Angra dos Reis/RJ.



Angra dos Reis, ao longo dos anos, sempre  destacou-se por suas belezas naturais, ou seja, por patrimônios materiais e imateriais de valor histórico e cultural. Com tantas histórias e memórias, essa é uma que perdeu-se no tempo.  



Em 1953, a Companhia de Cinema Vera Cruz, produziu o filme: Luz Apagada, dirigido por Carlos Thyré, deixou registrado imagens do continente, da Ilha de São João e do Farol Cenográfico. Isso mesmo que você leu! Foi construído um Farol, exclusivamente para as cenas do filme, na Ilha de São João, encontra-se de fronte para a Ilha da Gipóia. Na época, a produção do filme de custo médio,  gerou muita movimentação na cidade e o mais curioso foi o episódio que envolveu a Capitania dos Portos. Certa manhã, a Capitania dos Portos, recebe uma estranha  notícia que havia um farol na rota das embarcações do cais da cidade. Chegando ao local, os oficiais se surpreenderam com a construção cenográfica, com a equipe de produção e os atores trabalhando na ilha, que era pousada para pescadores. Imaginem a cena? 




A situação inusitada, foi notícia em alguns jornais da época. Uma super produção de uma construção cenográfica, com refletor de 5000, que girava e iluminava. O farolete cenográfico, funcionava perfeitamente. Além do farol, foi montada uma quermesse popular que mobilizou a população local, os locais colaboraram fazendo figuração, montaram um carrossel, barracas, entre outros. Imagina novamente, como ficou a calma região? Deve ter sido uma "festa" ter toda aquela movimentação, em uma região pacata como era Angra nos bons e velhos tempos. 




Um belo clássico do cinema brasileiro, protagonizado por Maria Fernanda, filha da Poetisa Cecília Meirelles. Vale a pena assistir, durante as pesquisas, quando eu assisti, fiquei encantada ao ver nossa cidade na forma genuína e serena que não existe mais. Agradeço a querida historiadora  Ana Maris, por me auxiliar na busca da localização da construção do Farol Cenográfico.

 

Link do filme: https://youtu.be/AzU-4Ti8_m8

Texto: Emília Lodewijk

Pesquisa : Emanuele Calago 

Fontes e imagens: 

Historiadora Ana Maris Figueiredo Ribeiro 

 Jornal Paulistano  

Companhia de cinema Vera Cruz

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Monumento aos Náufragos do Encouraçado Aquidaban: um atrativo de interesse turístico ou local de memória e respeito?

Estrada Imperial da Pedra que ligava Bananal e Angra dos Reis

O símbolo da cruz e as demarcações de divisas em Mambucaba .